Geração de Energia Solar Fotovoltaica
Blog >> Energia Solar>> Para arquitetos – Aplicação do BIM à Energia Solar (Parte 1)

em 12/08/2016

VOLTAR
Compartilhe nas redes sociais:   Facebook Twitter Google

Amadurecimento do modelo de informação


BIM (Building Information Modeling), ou Modelagem de Informação da Construção é um conceito de modelagem que representa digitalmente, através de ferramentas gráficas digitais, as características físicas e funcionais de uma edificação, integrando e compartilhando informações de forma a construir uma base realista para um determinado projeto. 


Você sabe a diferença entre Sistemas Fotovoltaicos Residenciais, Comerciais e Industriais?


Tradicionalmente os projetos de edificações eram projetados em duas dimensões e com o BIM, além do conceito tridimensional, incorporam informações sobre os elementos utilizados para o desenvolvimento do projeto como tempo (4D) e custo (5D).


Building information modeling


O BIM mudou a forma de interação das mais diversas disciplinas do desenvolvimento de um projeto. A possibilidade de integração arquitetônica e paisagística com a engenharia estrutural e instalações elétricas vem garantindo a consistência dos projetos, oferecendo assim maior segurança desde o orçamento até o planejamento das obras, considerando a possibilidade de integração dos fluxos financeiros, cronograma de produção, recursos humanos, compra de materiais e serviços.


Ao longo do desenvolvimento de um projeto, o BIM incorpora as alterações necessárias, atualizando totalmente o banco de dados. Após a conclusão do projeto, o volume de informações é arquivado, gerando um registro histórico da obra que, na realização de reformas, contratos de seguro, pendências jurídicas e até demolição, será imprescindível.


Para aprender mais um pouquinho:


Artigo de: Rafael Pereira - Especialista em Energia Solar Fotovoltaica e Analista de GD.

Texto original: http://www.portalsolar.com.br/blog-solar/curiosidades-sobre-energia-solar/energia-solar-para-arquitetos-aplicacao-do-bim-a-energia-solar.html

Siga a EIMA nas redes sociais: