Geração de Energia Solar Fotovoltaica
Blog >> Energia Solar>> BIM – E a Energia Solar, qual o seu papel nesse panorama? (Parte 2)

em 12/08/2016

VOLTAR
Compartilhe nas redes sociais:   Facebook Twitter Google

Na data em que esse artigo está sendo escrito (agosto/2016), estamos com apenas 4.000 (apx) sistemas de geração fotovoltaica conectada à rede de acordo com a REN 482/2012. Esse número vem crescendo de forma exponencial e através de uma análise mais aprofundada sobre o mercado verificamos que a esmagadora maioria dos projetos está sendo implantada em edificações já existentes. Os sistemas fotovoltaicos foram desenvolvidos para se adequar às edificações que na época da concepção seus arquitetos e engenheiros sequer pensavam que essa solução se tornaria relevante no futuro.  

1 - Posição dos Paineis Solares - Orientação e inclinação de telhados

As análises de produção de energia solar poderão ser otimizadas através da definição de orientação e inclinação dos telhados.

Posição dos paineis solares

Fonte: Solar Energy Analysis (Sketchup)

2 - Horas de Sol: Sombreamento

De uma maneira geral o ideal é termos o máximo de sol sobre as placas de energia solar. Existem inúmeras ferramentas de análise de impacto por sombreamento que podem ser aplicadas no projeto antes que ele seja construído, visando aumentar as horas de sol disponível e, por consequência, a produção de energia do sistema em geral.

Horas de Sol: Sombreamento

Fonte: Ecotect Autodesk

3 - Cargas dos Paineis Solares

A influência das cargas dos módulos fotovoltaicos sobre a cobertura e forças devido aos ventos (NBR 6123/88), poderão ser analisadas previamente, flexibilizando a tomada de decisão entre engenheiros calculistas e orçamentistas.

Fonte: Nemetschek Scia (Análise estrutural de estrutura metálica) e TQS (Análise estrutural de estrutura em concreto armado)


Fique por dentro:


Artigo de: Rafael Pereira - Especialista em Energia Solar Fotovoltaica e Analista de GD.

Texto original: http://www.portalsolar.com.br/blog-solar/curiosidades-sobre-energia-solar/energia-solar-para-arquitetos-aplicacao-do-bim-a-energia-solar.html

Siga a EIMA nas redes sociais: