Geração de Energia Solar Fotovoltaica
Blog >> Energia Solar>> BIM – Layouts do Sistema Fotovoltaico (Parte 3)

em 12/08/2016

VOLTAR
Compartilhe nas redes sociais:   Facebook Twitter Google

Layouts do Sistema Fotovoltaico

Fonte: Autodesk


A análise prévia do layout do projeto e a compatibilização dos demais elementos arquitetônicos são indispensáveis em projetos BIPV - PAINEIS SOLARES INTEGRADOS À CONSTRUÇÃO.

Além das análises é importante ressaltar que, na grande maioria dos softwares BIM, o projetista trabalha com elementos de características físicas e não linhas (conhecidos layers dos softwares CAD convencionais). 

Cada módulo fotovoltaico é contabilizado como uma unidade e possui características técnicas próprias (dimensões de largura, comprimento e espessura, tipo de material, temperatura, peso, etc.) que enriquecem o banco de dados do projeto, podendo ser utilizado em outras etapas.

Orçamentos

Existem inúmeras ferramentas que buscam insumos através dos bancos de dados de um projeto BIM. Essa interação simplifica o orçamento das obras, fazendo com que cada inversor e módulo alocado no projeto sejam utilizados pelo projetista de instalações para definição de cabeamentos e eletrodutos, assim como a quantidade de horas de eletricistas, ajudantes e engenheiros necessários ao trabalho.

Cronogramas físicos

A partir da quantidade de áreas dos paineis fotovoltaicos definidos em projeto, demais insumos e horas de trabalho da equipe é possível, através da integração entre ferramentas de modelagem 3D e softwares como primavera e Project, fazer completa estruturação de cronogramas físicos do projeto.

Modelagem 3D

Fonte: Autodesk

Analisando a grande aceitação da energia solar no Brasil, é importante que arquitetos e engenheiros tomem frente e incorporem a solução ainda na concepção de seus projetos. O BIM é uma das metodologias de trabalho que mais tem mudado o mercado da construção civil, por conta da otimização dos processos e pela facilidade da incorporação de novos elementos para um público cada vez mais crítico e exigente.


Para saber mais:

Siga a EIMA nas redes sociais: