Geração de Energia Solar Fotovoltaica
Blog >> Energia Solar>> SPDA em instalações fotovoltaicas

em 09/09/2016

VOLTAR
Compartilhe nas redes sociais:   Facebook Twitter Google

Destruição causada por raios

As estatísticas comprovam que instalações incorretas frequentemente provocam danos, destruição e incêndios em geradores fotovoltaicos (FV), assim como nas respectivas estruturas onde eles estão montados.

Muitas instalações FV são aterradas em desacordo com as normas ou apenas por meio dos pilares das estruturas de montagem. E mesmo quando aterradas dentro da normatização em vigor, o impacto de um raio pode descarregar a energia pelos pilares da estrutura.

Acontece que o aterramento dos pilares não é dimensionado para distribuir a energia do raio no solo naquele ponto, de modo que as correntes parciais do raio fluem ao longo da estrutura de montagem para os pilares contíguos, onde as caixas de conexão do gerador FV (string boxes), por exemplo, estão instaladas.

String box danificada

Defeitos recorrentes por sobretensão se verificam quando os dispositivos de proteção contra surtos (DPS) são instalados em caixas de conexão distantes, por meio de cabos muito longos. A proteção por DPS só é eficaz até a distância de 10 metros, acima desta requer a instalação de DPS adicionais.

Geradores FV montados sobre telhados não causam perigo para a instalação nem para a estrutura, desde que atendidas as normas.

Fonte: Revista Fotovolt , Julho / 2016


Pra saber mais:

Siga a EIMA nas redes sociais: