Geração de Energia Solar Fotovoltaica
Blog >> Energia Solar>> Pesquisas comprovam que as Energias Renováveis representam a opção mais barata do mercado

em 22/12/2016

VOLTAR
Compartilhe nas redes sociais:   Facebook Twitter Google

Energias Renováveis como forma de economia de energia dentro de casa


Matéria publicada pela revista O Setor Elétrico mostra resultados de um estudo realizado pela Carbon Tracker, em Londres, confirmando que as energias renováveis já representam a opção mais barata em diversos mercados em detrimento dos custos da geração de energia a carvão.


O relatório intitulado “Fim da ocupação do carvão e do gás?” compara os custos de geração de energia a carvão de quatro usinas recém construídas: carvão, gás, eólica e de energia solar. O documento aplica uma análise de sensibilidade a um custo nivelado de eletricidade (LCOE, na sigla em inglês) em três cenários: um de referência de 2016, outro atualizado em 2016 e um cenário para 2020, com base no caminho para mantermos a temperatura abaixo dos 2°C, em que as decisões de investimento tenham em conta as tendências de descarbonização.


Essa comparação mostra que taxas de ocupação reduzidas e vidas úteis mais curtas para as usinas de carvão e gás, em um mundo descarbonizado de forma constante, prejudicam significativamente a economia das usinas. Atualmente, poucas modelagens levam em conta esse tipo de dinâmica para cálculo futuro. Enquanto isso, a combinação de menor custo do capital com tecnologias mais baratas para a energia solar e eólica melhora a posição competitiva relativa às energias renováveis.


“Esta análise explica porque as energias renováveis já são a opção mais barata em diversos mercados. Esta tendência é susceptível de se espalhar na medida que o crescimento das energias renováveis prejudica a economia de combustíveis fósseis”, disse Paul Dowling coautor do relatório.



O estudo constata também que o resumo da economia forjado pela aplicação das Contribuições Determinadas em nível Nacional (NDCs) pós-2020 levará as energias renováveis, em média, a um custo ainda mais competitivo, mesmo se os preços dos combustíveis fósseis caírem e os preços do carbono permanecerem modestos em torno de US $ 10 / tCO2 ou abaixo disso.


Faça um orçamento com a gente

Siga a EIMA nas redes sociais: