Geração de Energia Solar Fotovoltaica
Blog >> Energia Solar>> A melhor direção do painel solar fotovoltaico

em 19/02/2017

VOLTAR
Compartilhe nas redes sociais:   Facebook Twitter Google

A posição ideal para os seupainéis fotovoltaicos no Brasil é voltado para o Norte.

O Sol nasce no leste, sobe se inclinando ao Norte e se põe no Oeste, como na figura acima. Então, se você possui um telhado com face voltada ao norte e não há sombras nesta parte do telhado, deverá instalar o seu painel solar fotovoltaico nesta face. Desta forma o seu gerador de energia solar produzirá mais energia.

Para sistemas fotovoltaicos conectados a rede elétrica, o ângulo de inclinação igual ao da Latitude é normalmente o melhor ângulo para se instalar um painel fotovoltaico.

Exemplo: A Latitude do Rio de Janeiro é 22°, portanto a melhor posição possível para um painel fotovoltaico no RJ é: Face Norte a 22° de inclinação para aqueles que não têm uma face do telhado voltada ao Norte, não se preocupem!

A perda de geração da energia solar fotovoltaica não é tão grande se o sistema for instalado nas faces voltadas ao Leste e Oeste:

  • As perdas direcionais para telhados com face NE ou NO variam entre 3% e 8%.
  • Para um telhado com face Leste ou Oeste, você pode perder entre 12% e 20%.

Se um representante de vendas ou instalador recomendar que você instale na face Sul, sugerimos não fazer a instalação.

DICA

No Brasil, devido a sua posição privilegiada em relação ao Sol, é melhor o sistema fotovoltaico  ter um grau de Inclinação menor do que o da Latitude maior. Exemplo: se a sua propriedade encontra-se em São Paulo (Latitude aproximada de 23°), a sua casa possui dois telhados com face norte: o Primeiro é bem inclinado, com uma inclinação aproximada de 32°. O segundo Telhado é mais plano, com uma inclinação de aproximadamente 10°. Se você precisar optar entre um telhado e outro, o telhado com a inclinação menor do que a latitude deverá gerar mais energia.

Na realidade, o seu instalador deverá saber exatamente qual é a melhor posição para instalar o seu sistema de energia solar fotovoltaica. Ele deverá ser capacitado para lhe informar as perdas de energia de acordo com a orientação, inclinação e localização geográfica no Brasil.

Siga a EIMA nas redes sociais: