Geração de Energia Solar Fotovoltaica
Blog >> Noticias>> Presidente Dilma recebe medalhistas da WorldSkills Américas

em 14/06/2014

VOLTAR
Compartilhe nas redes sociais:   Facebook Twitter Google

A presidente Dilma Rousseff disse que a formação profissional em todos os níveis - técnico, tecnPologo e acadêmico - é fundamental para o Brasil aproximar a ciência da indústria. A afirmação foi feita nesta terça-feira (27) durante encontro com os 34 competidores brasileiros que participaram da WorldSkills Américas, torneio interamericano de profissões técnicas, que reuniu 186 jovens de 17 países entre 1º e 6 de abril em Bogotá, na Colômbia. A equipe brasileira era formada por 30 estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e quatro do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).


“É uma honra ter vocês aqui, e, sobretudo, é a certeza que o futuro está em vocês. Está no fato de que o nosso país precisa tanto de universitários, cientistas, pesquisadores, mas precisa muito de técnicos e tecnPologos. Sem isso nós, de fato, não faremos esse casamento essencial entre ciência e indústria", disse Dilma.


Para premiar os estudantes de cursos técnicos e de aprendizagem profissional que representaram o Brasil no torneio, a presidente anunciou que os campeões da WorldSkills terão prioridade na seleção para o Ciência sem Fronteiras, programa do governo federal que dá bolsas para alunos de cursos superiores estudarem em universidades no exterior. Os critérios para premiar os medalhistas da WorldSkills que optarem por cursar o ensino superior serão definidos nos próximos editais do programa. Ouça trecho do discurso de Dilma:


Além disso, a presidente destacou a importância do ensino técnico e  lembrou o êxito da parceria do governo federal com o Sistema S no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Dois medalhistas de ouro da equipe brasileira na WorldSkills Américas foram formados pelo programa: Rudimar Braga dos Santos, estudante do SENAI, que venceu o torneio na ocupação de Aplicação de Gessos e Sistemas Drywall, e Rita de Cássia Agliardi, aluna do Senac, ganhadora da ocupação de Enfermagem.


O SENAI é o principal parceiro do governo federal no Pronatec. “Neste ano, o SENAI vai chegar a 4 milhões de matrículas em todo o país. Estamos preparando esses jovens para o futuro do Brasil com o apoio que o governo tem dado ao ensino profissionalizante”, afirmou o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, que também participou do encontro no Palácio do Planalto.

Siga a EIMA nas redes sociais:

     

Produtos em: Materiais Elétricos