Geração de Energia Solar Fotovoltaica
Blog >> Energia Solar>> Sistema de Energia Solar Fotovoltaica para iniciantes

em 05/01/2016

VOLTAR
Compartilhe nas redes sociais:   Facebook Twitter Google

Casa com painéis fotovoltaicos

Assunto que está ganhando popularidade no Brasil, graças aos bons resultados, o sistema de energia solar fotovoltaica foi criado para reduzir significativamente o consumo de energia elétrica.

Ele é instalado nas empresas dentro das regras e exigências das distribuidoras de energia elétrica. A conexão começa com a substituição do antigo medidor por um equipamento moderno, denominado “medidor bidirecional”, responsável pela medição do consumo e constatação do excedente de geração de energia.

Nesse processo a concessionária registra a diferença entre o consumo e a energia injetada na rede. Já nos casos em que a energia injetada é maior que o consumo, são computados os chamados “créditos de energia”, medidos em kWh.

A geração em excesso de 1 kWh pelo sistema solar fotovoltaico representa 1 crédito de kWh para ser consumido à noite ou nos próximos meses. Os créditos contabilizados pelo medidor bidirecional são medidos pela sua distribuidora de energia e informados na conta de luz. Injetando-se mais na rede do que se consume, haverá créditos de energia para serem usados nos próximos meses.

Instalando um painel solar fotovoltaico

Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) regulamenta os créditos de energia através de regras bem definidas, que variam de acordo com a localização e a classe de consumo (residência, comercial ou industrial).

Siga a EIMA nas redes sociais: