Geração de Energia Solar Fotovoltaica
Blog >> Energia Solar>> Como funciona o sistema de Energia Solar Fotovoltaica

em 12/01/2016

VOLTAR
Compartilhe nas redes sociais:   Facebook Twitter Google

A geração de energia, através do sistema de energia solar fotovoltaico, produz energia elétrica em sua propriedade através de um processo limpo, utilizando energia renovável. Esse sistema, além de valorizar a propriedade, praticamente acaba com a conta de luz.

Saiba agora o passo a passo do sistema de energia solar fotovoltaica:

Painel Solar Fotovoltaico 

Quando em contato com a luz do sol, o painel produz energia elétrica (energia fotovoltaica). Os paineis solares fotovoltaicos podem possuir arranjos em série ou paralelos e são conectados em um Inversor Solar.

Inversor Solar 

Ele tem a finalidade de converter a energia provida dos painéis fotovoltaicos (Corrente Contínua - CC) em energia elétrica que pode ser usada em sua Propriedade (Corrente Alternada - AC).

Distribuição da Energia

A energia que sai do inversor solar, que é compatível com a energia distribuída pela concessionária de energia, vai para o seu quadro de distribuição e atende toda a propriedade, reduzindo então a quantidade de energia que você compra da concessionária.

O excesso de energia produzida

Quando o sistema é capaz de produzir energia suficiente para alimentar toda a demanda da propriedade e ainda assim gera excedente de energia ele é disponibilizado para a rede da concessionária, sendo o mesmo calculado através do medidor bidirecional. Este processo permite a geração de créditos, que serão computados, podendo ser utilizados em um período de produção de energia seja inferior ao de costume.

Siga a EIMA nas redes sociais: