Geração de Energia Solar Fotovoltaica
Blog >> Paineis Elétricos>> Paineis Elétricos – Partida de Motores por Soft Starter

em 21/01/2016

VOLTAR
Compartilhe nas redes sociais:   Facebook Twitter Google

Painel elétrico Soft-starter

As soft-starters são utilizadas basicamente para partidas de motores de indução CA (Corrente Alternada), em substituição aos métodos estrela-triângulo, chave compensadora ou partida direta.

São projetadas para aceleração, desaceleração e proteção dos motores de indução trifásica, através do controle da tensão aplicada ao motor.   

As chaves soft-starters operam com a técnica chamada by-pass onde, ao final do intervalo de tempo da partida, o motor recebe da soft-starter a plena tensão da rede. Assim um contator, trabalhando em paralelo com o arranjo de tiristores de cada fase, é acionado e assume essa condução da corrente nominal do motor.  

Vantagens da soft-starter:

  • Eliminação de choques mecânicos;
  • Aumento da vida útil do motor e equipamentos;
  • Proteção de sobrecarga para o motor e falta de fase;
  • Ganho de desempenho para o maquinário ou equipamento instalado, proporcionando o aumento de produção;
  • Rampa de aceleração e desaceleração;
  • Redução na manutenção.

Os paineis elétricos com partida de softs-starter são dimensionados a cada tipo de aplicação, levando-se em relação fatores primordiais que servem para uma correta seleção da soft utilizada.   

E o melhor vem agora: a EIMA Automação conta com uma equipe altamente especializada, formada por engenheiros e técnicos capazes de projetar, montar e parametrizar os paineis com partida de motores trifásicos através de soft-starter. Todos os paineis montados pela EIMA são inspecionados e testados, garantindo assim seu perfeito funcionamento.

Siga a EIMA nas redes sociais:

     

Produtos em: Automação