Geração de Energia Solar Fotovoltaica
Blog >> Materiais Elétricos>> Conceito de Condutores

em 21/01/2016

VOLTAR
Compartilhe nas redes sociais:   Facebook Twitter Google

As instalações elétricas de baixa tensão geralmente são distribuídas por 4 condutores (3F+N ), onde se tem 220 volts entre fase e 127 volts entre fase e neutro. A norma referente a esta aplicação é a NBR-5410, Instalações elétricas de baixa tensão.

Conheça agora as especificações dos condutores fase, neutro e terra:

Neutro

Condutor que apresenta tanto a corrente elétrica como a diferença de potencial elétrico nulo por definição de projeto.

Fase

Condutor que apresenta valor de corrente elétrica e diferença de potencial ao serem ligados a uma fonte geradora, mas para análise correta desses valores devem ser seguidos os métodos corretos de medição, corrente e tensão.

Terra

Condutor de Proteção (PE) é ligado às hastes cravadas na terra e que acompanham todos os circuitos com a função de proteger os equipamentos ligados aos circuitos contra sobrecargas elétricas e os usuários contra possíveis choques elétricos.

Cores dos Condutores

A norma brasileira NBR-5410 tem um padrão de cores que deve ser adotado para os condutores elétricos.
Neutro: Azul Claro
Terra: Verde, amarelo ou verde
Fase: Qualquer condutor isolado, cabo unipolar ou veia de cabo multipolar utilizado como condutor de fase deve ser identificado de acordo com essa função. Em caso de identificação por cor, pode ser usada qualquer uma desde que não seja utilizada para os condutores Neutro (N) e Terra (PE).

Siga a EIMA nas redes sociais:

     

Produtos em: Materiais Elétricos