Geração de Energia Solar Fotovoltaica
Blog >> Energia Solar>> Novas regras da ANEEL para Geração de Energia Solar (Parte II)

em 09/06/2016

VOLTAR
Compartilhe nas redes sociais:   Facebook Twitter Google

Cidade Solar no Japão

No artigo anterior vimos que a nova Resolução Normativa Nº 687, publicada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) trouxe grandes benefícios para o incentivo da geração de energia solar fotovoltaica, estando entre os principais a redução da burocracia e a regra da compensação.

Hoje, vamos falar da mudança ocorrida na instalação de geração distribuída em condomínios, (empreendimentos de múltiplas unidades consumidoras). Nessa configuração, a energia gerada pode ser rateada entre os condôminos em percentuais definidos por eles mesmos. 

Os créditos para compensação de energia serão abatidos das contas dos participantes de forma individual, desde que as unidades consumidoras estejam localizadas em uma mesma propriedade ou em propriedades vizinhas.

E agora uma curiosidade: a cidade de Ota, que fica na Província de Gunma, no Japão, localizada há 138 km de Tokyo, possui muitos condomínios residenciais para abrigar pessoas que trabalham em Ota. Pensando no impacto que as obras iriam causar ao meio ambiente, as construtoras apostaram em investimentos de energias renováveis. Com subsídios do governo, Ota passou a ter mais de mil residências com paineis solares para produção de energia elétrica, o que a deixou conhecida como "cidade solar".

Veja também:

Siga a EIMA nas redes sociais: